Líder: Gareth Von Hutten - Líder dos Mutantes Mutante é um humano que nasceu com modificações fisiológicas que o fazem possuidor de habilidades anormais, ou seja, diferente de outros super-heróis cujos poderes são frutos de acidentes ou experimentos, os dons mutantes são inatos. Tipicamente, os poderes mutantes manifestam-se na puberdade, embora haja exceções.
Os mutantes são considerados o próximo estágio da evolução humana, sendo chamados de homo superior. Entretanto são marginalizados pela sociedade, que os teme. E apesar de ser considerada um degrau natural da evolução, muitos das mutações foram parcialmente causadas porque os pais do mutante se envolveram de alguma forma com radiação, o que acelerou o processo.
Da mesma forma que um poder pode surgir ele também pode desaparecer. Um poder some normalmente quando acontece algo que anule a sua origem. Uma mutação pode modificar o DNA do usuário alterando poderes baseados no DNA, como mutações e hereditariedade. Uma infecção por um vírus pode ser curada.
Existem outras formas brandas ou temporárias. Uma amnésia faz com que o personagem esqueça que tenha o poder, e mesmo possuindo ele não o usará. Poderes baseados em objetos serão perdidos caso o objeto suma ou seja destruído. Poderes podem também ser afetados por outros poderes. Há poderes que anulam habilidades especiais em uma área específica. Outros podem roubar totalmente a fonte de seu poder eliminando conexões com outras dimensões ou esgotando suas reservas de energia.
Os poderes envolvem manifestações específicas na realidade do personagem. Estas manifestações podem ser realizadas conscientemente pelo personagem ou não.
Vontade própriaHabilidades conscientes exigem um certo nível de concentração do usuário para serem ativadas. Esta concentração pode ser simples como um pequeno pensamento, ou profundas como horas de meditação.
A grande maioria das habilidades são ativadas por vontade própria, variando apenas no grau de concentração. Um personagem com supervelocidade não vai ficar sempre correndo na velocidade da luz, podendo também andar como uma pessoa normal. Rajadas de energia só são ativadas pela vontade do usuário, caso contrário ele seria uma bomba sempre prestes a explodir. Os poderes mais fortes exigem uma concentração maior por serem mais complexos. Um teletransporte para a esquina é rápido, mas um teletransporte para o outro lado do planeta vai demorar mais para se realizar.
Logicamente cada personagem usa um nível de concentração adaptado para sua realidade. Se no mundo em que vive todos podem se teletransportar livremente entre dimensões diferentes não seria normal um personagem fazer um esforço tremendo para poder ir "apenas" para o outro lado do planeta.
PermanentesSão habilidades que estão sempre ativas, sempre funcionando. São habilidades normalmente estão relacionadas a uso próprio.
Um personagem imortal será sempre imortal. Não pode deixar de ser imortal hoje e voltar amanhã. Se ele não envelhece, não pode ficar um ano sem esse poder, senão vai envelhecer.
CondicionadasUm meio termo entre "Vontade Própria" e "Permanente". Para ativar o poder o usuário precisa primeiro que uma condição seja satisfeita, para que então possa ser ativada, conscientemente ou não.
Alguns poderes possuem condições para serem usados ou ativados. Estas condições podem ser a distância entre o personagem e o alvo, proximidade com objetos, alguma ação do alvo, tempo, clima, temperatura, e similares.
Poderes pessoaisA mais comum das condições. Esta condição só permite que o poder seja usado no próprio personagem.
Existem inúmeros exemplos desta condição. A mais notável e menos variável é a imortalidade, que quase sempre é pessoal e intransferível.
DistânciaA condição mais comum é a distância entre o personagem e o alvo. Esta distância pode estar limitada a contato corpo-a-corpo, estar no campo de vista, não esteja mais longe do que X metros (principalmente para habilidades de detecção). Algumas distâncias são mais genéricas, como "qualquer lugar do planeta" ou "todo o universo".
Habilidades de cura normalmente exigem um toque entre o personagem e o alvo. Uma "visão petrificante" só vai ter efeito se puder ver o alvo. Poderes baseados em objetos mágicos exigem um toque permanente com o objeto. Alguns limites podem ser maiores, como "qualquer lugar do planeta". Habilidades de detecção não controladas exigem uma distância máxima, ou o personagem iria sentir tudo o tempo todo, perdendo o sentido da habilidade.
ObjetosAlguns poderes exigem que determinados objetos ou materiais estejam presentes, ou mesmo ausentes.
Poderes baseados em objetos mágicos vão exigir um contato constante com ele sempre que for usá-lo. Uma visão de raio-x por exemplo não funciona através de chumbo.
ConhecimentoHabilidades que exigem um conhecimento prévio do lugar ou personagem. Isto inclui já ter estado em um lugar, ter informações específicas sobre alguém, ou já ter vivenciado uma situação similar.
Algumas habilidades de teletransporte exigem que se conheça o local onde se deseja ir ou então o personagem não consegue "mirar" o teletransporte.
Duração dos efeitosOs efeitos dos poderes podem durar apenas quanto restar uma reserva de energia ou duram apenas por um intervalo de tempo.
Esta condição está mais comumente presente em habilidades de absorção temporária de poderes. Um dos funcionamentos desta absorção é absorvendo uma determinada quantidade de energia de alguém com poderes e com isso o personagem pode usar a habilidade desta pessoa enquanto lhe restar um pouco da energia que roubou.